YURI VELLASCO

Belo Horizonte, década de 10

Mas quem é esse povo? Meio bossa nova e rock’n roll? Não, esquece a bossa nova. Meio tropicalista de montanha, meio carnavalesco de protesto, meio tilelê de sunga e biquíni? Indies mineiros baianizados, passadores de vergonha em chafariz, sorridentes de praça distribuindo abraço grátis.

E no final, tudo era música, tudo era ritmo, clave, groove, batida. Yuri Vellasco em algum lugar ditando o andamento ou deixando alegremente o tempo atravessar. Bandas, blocos, mesas de bar e bancos de universidade, liquidificadores e seus ingredientes mais apaixonados ao longo de uma década.

Belo Horizonte, anos e ruas intensas, ocupações e aprendizados, um prefeito e suas grades no meio pra embarreirar. Mas teve luta, teve amor, teve Brasil em chamas, teve clima alegre e clima triste pra embalar as canções daquele tempo.

Do cimento da praia, a lúdica revolução talvez não se deu, totalmente, como se queria. Mas incendiou uma cidade que nunca mais será a mesma.

Yuri, esta é uma página secreta do projeto BH Anos 10 feita somente para você, não publicada nem divulgada a ninguém mais.

Esta página é uma homenagem e, ao mesmo tempo, um convite do nosso projeto. O BH Anos 10 selecionou você entre as pessoas convidadas a contarem a história dessa cidade entre os anos de 2010 e 2019, década ímpar de florescência, resistência e transformação da nossa capital.

O seu relato e o das demais pessoas convidadas será base para o catálogo e também para o livro “BH Anos 10: Praias e Revoluções” que estão sendo produzidos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

SOBRE A ENTREVISTA

As entrevistas, conduzidas pelo jornalista Artênius Daniel, acontecerão na semana de 10 a 17 de abril (segunda a segunda).

A entrevista tem duração base prevista de duas horas e pode ser realizada em um dos seguintes horários. Manhã (9h às 11h), Tarde (14h às 16h), Noite (19h às 21h). de qualquer um desses dias. A depender da conversa, da nostalgia e da sua disponibilidade, o papo pode render um pouco mais.

Para agendarmos a sua participação, pedimos que informe em qual dia e em qual horário você deseja comparecer.

A entrevista ocorrerá em espaço privativo do Boteco Nada Contra (sim, com algumas bebidinhas e comidinhas para você! o/ ) , no endereço da Rua dos Aimorés, 629, Funcionários.

As entrevistas não serão gravadas em vídeo! Não se preocupe com cabelo ou maquiagem! Queremos somente as suas memórias.

Para confirmar e agendar seu horário, entre em contato com a nossa produção:

Ana Cristina Melo
(31) 993623132
tinamelo@gmail.com
instagram @tina_melo

SOBRE O BH ANOS 10

Uma cidade é mais do que seus números e suas curvas estatísticas. Uma cidade é mais do que o chumbo das placas e o concreto dos viadutos, maior do que as estátuas de seus personagens mais óbvios e do que a extensão de seu verbete de enciclopédia.

Uma cidade é o fruto do amor dos seus loucos e loucas, poetas de rua e amores de praça, da casualidade de seus encontros impossíveis, das coincidências e planos de quem nela sonha transformar a realidade.

O projeto BH Anos 10, idealizado pelo jornalista belo-horizontino Artênius Daniel investiga, revive e relata a capital mineira ao longo da sua fervilhosa década passada, de 2010 a 2019, reunindo pessoas, histórias, inovações e desatinos de uma geração cultural, política, ativista que forjou, nas ruas de ontem, a cidade que existe hoje em suas principais expressões.

O projeto terá, em suas próximas etapas, a produção de um catálogo dos movimentos culturais e políticos da BH dos anos 10 e também um livro reportagem com as memórias, vivências, registros oficiais e não oficiais desse período.

Lembre, sinta e reviva. Ajude a escrever essa história!

Assista aqui ao vídeo passeio BH Anos 10 produzido no ano de 2020.

Visite e siga as redes do projeto