
POLIANA TUCHIA
Belo Horizonte, década de 10

E então, no meio do caminho, não tinha mais uma pedra. Tinha um trampulim. Um convite pra pular. Voar. Chegar mais alto. No meio do caminho tinha um cortejo, uma fanfarra, um picadeiro, um espetáculo conhecido ou improvisado, frito ali na hora. No meio do caminho tinha tanta gente incrível junta. Gente tipo a Popó.
Poliana Tuchia. Tambor pra toda hora. Sorriso pra toda hora e a vontade de existir naquela cidade, capital desse estado de Minas, onde nem tudo o que reluz é ouro. Geração de amizades e invenções, de palhaçarias e encantamentos, dias de caminhada e noites de alcova, de praças e praias de concreto pra se molhar.
E foi assim que uma cidade inteira pulou. Trampolins, carnavais, cabarés, explosões de uma Belo Horizonte que nunca mais será a mesma e que se espalhou em festa e luta. No meio do caminho não tinha mais uma pedra. Tinha a gente.
Popó, esta é uma página secreta do projeto BH Anos 10 feita somente para você, não publicada nem divulgada a ninguém mais.
Esta página é uma homenagem e, ao mesmo tempo, um convite do nosso projeto. O BH Anos 10 selecionou você entre as pessoas convidadas a contarem a história dessa cidade entre os anos de 2010 e 2019, década ímpar de florescência, resistência e transformação da nossa capital.
O seu relato e o das demais pessoas convidadas será base para o catálogo e também para o livro “BH Anos 10: Praias e Revoluções” que estão sendo produzidos com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
SOBRE A ENTREVISTA

A sua entrevista, conduzida pelo jornalista Artênius Daniel, acontecerá em Portugal, Lisboa ou arredores, em algum dos dias entre 07 e 10 de setembro (quinta a domingo).
A entrevista tem duração base prevista de duas horas e pode ser realizada em algum horário da sua preferência, manhã, tarde ou noite. A depender da conversa, da nostalgia e da sua disponibilidade, o papo pode render um pouco mais.
Para agendarmos a sua participação, pedimos que informe qual horário e também em qual lugar você deseja que a entrevista seja realizada.
As entrevistas NÃO SERÃO gravadas em vídeo! Não se preocupe com cabelo ou maquiagem! Queremos somente as suas memórias.
Para confirmar e agendar seu horário, entre em contato com a nossa produção:
Ana Cristina Melo
(31) 993623132
tinamelo@gmail.com
instagram @tina_melo
SOBRE O BH ANOS 10
Uma cidade é mais do que seus números e suas curvas estatísticas. Uma cidade é mais do que o chumbo das placas e o concreto dos viadutos, maior do que as estátuas de seus personagens mais óbvios e do que a extensão de seu verbete de enciclopédia.
Uma cidade é o fruto do amor dos seus loucos e loucas, poetas de rua e amores de praça, da casualidade de seus encontros impossíveis, das coincidências e planos de quem nela sonha transformar a realidade.

O projeto BH Anos 10, idealizado pelo jornalista belo-horizontino Artênius Daniel investiga, revive e relata a capital mineira ao longo da sua fervilhosa década passada, de 2010 a 2019, reunindo pessoas, histórias, inovações e desatinos de uma geração cultural, política, ativista que forjou, nas ruas de ontem, a cidade que existe hoje em suas principais expressões.
O projeto terá, em suas próximas etapas, a produção de um catálogo dos movimentos culturais e políticos da BH dos anos 10 e também um livro reportagem com as memórias, vivências, registros oficiais e não oficiais desse período.
Lembre, sinta e reviva. Ajude a escrever essa história!
Assista aqui ao vídeo passeio BH Anos 10 produzido no ano de 2020.
Visite e siga as redes do projeto