
PEDRO MARTINS
Belo Horizonte, década de 10

Alvorada lá no morro que beleza, diria Cartola. Mas olha, poeta, a noite também foi longa e difícil, temos de te contar. Uma década de golpes, de extremismos e obscurantismos muito depois da idade média.
Década de injustiças, de manipulação, de preconceitos. Anos 10, anos difíceis. Mas teve alvorada sim. E muito mais formas de resistência que Pedro Martins conhece. Teve rua, teve carnaval, teve arraial, teve passeata, teve solidariedade.
Belo Horizonte, cidade redesenhada nas suas ruas. Nas suas praias de concreto, carnavais de luta, nas cores das faixas de protesto em seus viadutos.
Fora Lacerda, Não vai ter Golpe, Fora Temer, Lula Livre. A história da capital e do Brasil em frases nos tecidos amarelos. Quer escrever mais alguma? Chama o Pedro!
Pedro, esta é uma página secreta do projeto BH Anos 10 feita somente para você, não publicada nem divulgada a ninguém mais.
Esta página é uma homenagem e, ao mesmo tempo, um convite do nosso projeto. O BH Anos 10 selecionou você entre as pessoas convidadas a contarem a história dessa cidade entre os anos de 2010 e 2019, década ímpar de florescência, resistência e transformação da nossa capital.
O seu relato e o das demais pessoas convidadas será base para o catálogo e também para o livro “BH Anos 10: Praias e Revoluções” que estão sendo produzidos com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
SOBRE A ENTREVISTA

As entrevistas, conduzidas pelo jornalista Artênius Daniel, acontecerão entre os dias 26 de junho e 04 de julho (incluindo sábado e domingo).
A entrevistas tem duração base prevista de duas horas e pode ser realizada em um dos seguintes horários. Manhã (9h às 11h), Tarde (14h às 16h), Noite (19h às 21h). de qualquer um desses dias. A depender da conversa, da nostalgia e da sua disponibilidade, o papo pode render um pouco mais.
Para agendarmos a sua participação, pedimos que informe em qual dia e em qual horário você deseja comparecer.
A entrevista ocorrerá em espaço privativo do Boteco Nada Contra (sim, com algumas bebidinhas e comidinhas para você! o/ ) , no endereço da Rua dos Aimorés, 629, Funcionários.

As entrevistas NÃO SERÃO gravadas em vídeo! Não se preocupe com cabelo ou maquiagem! Queremos somente as suas memórias.
Para confirmar e agendar seu horário, entre em contato com a nossa produção:
Ana Cristina Melo
(31) 993623132
tinamelo@gmail.com
instagram @tina_melo
SOBRE O BH ANOS 10
Uma cidade é mais do que seus números e suas curvas estatísticas. Uma cidade é mais do que o chumbo das placas e o concreto dos viadutos, maior do que as estátuas de seus personagens mais óbvios e do que a extensão de seu verbete de enciclopédia.
Uma cidade é o fruto do amor dos seus loucos e loucas, poetas de rua e amores de praça, da casualidade de seus encontros impossíveis, das coincidências e planos de quem nela sonha transformar a realidade.

O projeto BH Anos 10, idealizado pelo jornalista belo-horizontino Artênius Daniel investiga, revive e relata a capital mineira ao longo da sua fervilhosa década passada, de 2010 a 2019, reunindo pessoas, histórias, inovações e desatinos de uma geração cultural, política, ativista que forjou, nas ruas de ontem, a cidade que existe hoje em suas principais expressões.
O projeto terá, em suas próximas etapas, a produção de um catálogo dos movimentos culturais e políticos da BH dos anos 10 e também um livro reportagem com as memórias, vivências, registros oficiais e não oficiais desse período.
Lembre, sinta e reviva. Ajude a escrever essa história!
Assista aqui ao vídeo passeio BH Anos 10 produzido no ano de 2020.
Visite e siga as redes do projeto